INDÚSTRIA DE BEBIDAS ESTÁ ATRÁS DE LATINHAS

A combinação do aquecimento de consumo, contra congelamento de investimentos dos fabricantes de latas de alumínio, causou escacez da embalágem mais prática para refrigerantes e cervejas. A incapacidade dos produtores de suprir a demanda, que tem a tendência de crescer com a copa do mundo, leva o setor a avaliar a possibilidade de importar para "saciar a sede do mercado". Na envasadora Vompar (empresa que envasa e distribui para o estado de Santa Catarina), somente a Coca-Cola e as cervejas estão sendo envasadas em latas. Os demais produtos, estão chegando as prateleiras em garrafas Pet.
NEGOCIAÇÃO DA TARIFA DE IMPORTAÇÃO
Segundo o diretor da Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas), Renout Castro, existem somente três indústrias de latas existentes no país, e estas diminuiram a produção por conta da crise mundial. Porém, o forte calor do verão aumentou de maneira surpreendente o consumo de bebidas em latas. Para suprir a demanda, Castro acredita ser necessário comprar 1,5 bilhão de unidades, que equivale a 40 dias de consumo. Por isso o setor tenta negociar com o Ministério da Fazenda a redução da tarifa de importação do produto de 16% para zero. Em janeiro, houve aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, e nos últimos quatro anos, as vendas cresceram 10% em média. Para Castro, o governo tem interesse em resolver a questão, pois o setor de bebidas tem uma das mais altas contribuições tributárias.
COPA VAI PIORAR O PROBLEMA
O período mais crítico será durante a Copa do Mundo de Futebol, que gera um consumo adicional equivalente a um mês. Segundo Castro, da Abralatas, o brasil encerrou 2009 com uma capacidade de produção de 16,8 bilhões de latas, o setor está ampliando a capacidade e atingirá no fim do ano 18 bilhões de latas, mais somente no primeiro trimestre de 2011, que a capacidade atingirá 20 bilhões, que seria o suficiente para reequilibrar o mercado.
RAZÕES DA DEMANDA EM ALTA
- Aumento do poder aquisitivo do consumidor. - Calor acima da média. - Maior utilização de latas por outros tipos de bebidas como sucos, chás, águas saborizadas, vinhos, espumantes e energéticos.
MOTIVOS NO APERTO DA OFERTA
- Adiamento de investimentos em ampliações e novas fábricas devido à crise econômica mundial.
VENDAS DE LATAS DE ALUMÍNIO NO BRASIL (em bilhões de unidades)
2006 - 10,75 2007 - 12,25 2008 - 13,26 2009 - 14,81 1010 - 16,3 (projeção)
VENDAS DE LATAS POR TIPO DE BEBIDA (%)
Cerveja 73,04 Refrigerante 23,89 Outros 3,07 Fonte: Diário Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário